domingo, 3 de maio de 2020

Fé e Deus



Quando os cativeiros da alma nos contaminam com desespero, quando a escuridão que batalhamos diariamente para escapar agarra nosso braço firmemente e parece não soltar, quando o medo é mais forte que nós e parece agarrar nossos pescoços com toda a força e nos empurra pra trás, somente uma prece fervorosa, rica com toda força da alma pode bradar o clamor da verdadeira fé no poder do Criador que todos carregamos conosco e pode-se vencer essa fera oculta e invisível mas perceptível por todos nós, o rugir do leão das trevas só é vencido pelo sussurro nutrido de crença na vitória e a na superação de qualquer problema.
Acredito que quando nos curvamos e reconhecemos a majestade e suprema bondade que Deus tem por nós, com humildade crendo em seu infinito amor por toda humanidade, encontramos a luz da vitória que afugenta as trevas dos abismos e penhascos da vida. É de senso comum a existência de uma luz no fim do túnel, eu chamo de força suprema, essa força oculta, que vem a tona quando tudo parece perdido, toda munição de vontade acabado, quando a coragem está no fim e apelamos pela última tentativa de vencer o mal que nos atenta e partimos em defesa de nossas vidas, encontramos essa força grandiosa, forte e repleta de coragem para nos assessorar.
Mas e a fé? A fé, na minha visão, é um sentimento poderoso, único e extremamente forte de nossas mentes, que somente com a alma nua de qualquer ilusão ou hipocrisia pode-se produzir. E o medo? O medo, na minha visão, é um sentimento aprisionador, desencorajador, forte e perigoso, se mal empregado e não confrontado quando vai de encontro ao progresso natural de nossas vidas. Entendo que nossos subsídios para viver os desafios da vida são encontrados em nossos embates passados, momentos de sofrimento e dor que já vivemos e vencemos.
Aqui é o berço da nossa força suprema, os pais dos nossos músculos astrais são os golpes dolorosos da vida, que todos os dias, testam nossa inteligência, caridade e humildade quando estamos vivendo e convivendo com as pessoas, a força suprema já é algo nato dos nossos espíritos, mas é mais facilmente despertado quando estamos nas provas de fogo e nos momentos dolorosos de nossas vidas. Um passado de dores e problemas superados é a munição infinita que temos em nossas memórias para nos mostrar que o caminho da vitória é certo e que o Pai sempre teve misericórdia e amor incondicional por nós, e desde o inicio nos presenteou com toda vitória e farta possibilidades de capacidades e condições para vencermos qualquer desafio.
Não podemos esquecer do perdão, o perdão dos momentos de fraqueza e medo que eventualmente temos, com isso a vitória na fé é possível, pois vemos que somos tão humanos quanto o maior ídolo que possamos ter, somos de carne e osso e falhamos, e tudo bem em falhar, desde que estejamos dispostos a aprender e mudar a nossa rota.
No instante em que reconhecemos nossos limites e falhas, quando somos sinceros em nossas consciências e perdoamos verdadeiramente a si mesmos e nos amparamos dando uma segunda chance, nasce a fé para nos lançar a vitória. Ai ocorre o momento de reviravolta, e achamos forças para superar a angustia opressora que nos atormenta em nossos dias e noites.
É lutando e enfrentado cara a cara o mal que nos aflige insistentemente para virarmos o jogo e vencermos esse braço de ferro interno, entre o medo da dor e a vontade de viver. Se crermos verdadeiramente que somos capazes e confiarmos plenamente em nossas capacidades podemos superar essa situação nefasta. Sempre haverá o triunfo da fé na alma, se numa situação qualquer de angustia e aflição, recorrermos a genuina fé, o triunfo é certo, podemos vencer, por mais impossível que a situação pareça e por mais distante que a vitória pareça estar, se tivermos fé, as montanhas irão se mover, nada pode contra a palavra de Deus.
Infelizmente existe conflitos internos que nos prende e nos sabota em irmos de encontro a paz e a alegria que tanto desejamos, a reluta por dizer o que sente é um nó apertado que devemos desatar a todo custo de nossas gargantas, revelar as entranhas de nossas dores é difícil e requer coragem, mas é necessário, senão jamais iremos conhecer nossa própria natureza.
Aprendi também a existência de três pilares fundamentais para uma vida equilibrada e estável, chamo de tripé sagrado. Esse tripé representa os três elementos que compõe nossa existência, que são Mente, Espírito e Físico. A mente como o próprio nome diz, representa nossa mente, emocional, tudo ligado a força do pensamento.
O espírito representa nossas faculdades espirituais, e tudo ligado as nossas forças do espírito. E o físico representa nosso corpo, nossa saúde física e tudo o que é parte do nosso corpo físico. Infelizmente mesmo sabendo de muitos dos mistérios da vida e aprendendo bastante sobre esses assuntos, ainda continuamos falíveis e eventualmente frágeis, mas como disse anteriormente, acredito que se tivermos fé, a fé verdadeira podemos sempre vencer nossos maiores medos e pesadelos. 
Mas precisamos observar um fato que somente analisando a vida podemos ver, sabendo e conhecendo o grande amor que nosso Pai, que Deus tem por todos nós, reconhecendo sua extrema sabedoria que confiou a natureza, não teria colocado nós nesse mundo atoa, e tampouco próximo a determinadas pessoas que convivemos.
Deus tem um projeto pra cada pessoa, pra cada um de nós. Todos nós somos peças únicas e especiais no grande quebra cabeça de Deus, ninguém é descartável, todos somos seus filhos amados com propósitos incríveis e altamente necessários para a manutenção de nossas vidas e de nosso mundo. Devemos confiar Nele, Deus nos ama, Deus tarda mas nunca falha e nem nos abandona, sua obra sempre será voltada para o nosso progresso e vitória, pois o progresso é uma de suas leis no universo, cada pessoa tem seu propósito próprio, nunca estaremos sós, toda vida tem valor e razão para Deus, cabe a cada um de nós encontrarmos. Não desista do amor que Deus tem por todos nós, confie, o amor sempre vence.

2 comentários:

  1. Ótimo texto e reflexão. Com tempo aprendi tb que Deus nunca tarda... Suas obras sempre nos chegam nos momentos perfeitos, nunca antes, nem depois, sempre no melhor momento. Parabéns por escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno, gosto de saber as opiniões a respeito dos textos. Agradeço seu comentário.

      Excluir

Do clarão a noite

 Quando todas as luzes se apagaram A minha se manteve acesa Quando anoitecer clamou minha alma Deus me fez florescer a luz de sua reluzente ...